O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) encomendou um trabalho de consultoria que poderá ser a salvação das quase 300 rodoviárias existentes no Rio Grande do Sul. A consultoria Gistran, contratada pelo departamento com o objetivo de elaborar um plano diretor de transportes, realizou o mapeamento das 1,7 mil linhas de ônibus intermunicipais em operação no Estado. O trabalho resultou na proposta de criação de uma agência rodoviária para atender municípios pequenos, onde há pouca viabilidade econômica.
O diretor de transportes rodoviários do Daer, Lauro Hagemann, explicou que a ideia foi organizar o sistema formado por 1,7 mil linhas para que elas fossem distribuídas em 14 regiões no território gaúcho. Um exemplo, é que a linha Pelotas/Porto Alegre, considerada uma das mais atrativas, vai ajudar a custear a linha de Morro Redondo avaliada como muito pouco lucrativa. “A ideia é distribuir as linhas boas, médias, intermediárias e ruins nas 14 regiões do Estado. Com essa medida, não teremos a paralisação do serviço com a alegação dos concessionários de ausência de arrecadação”, acrescentou. Segundo Hagemann, no passado as rodoviárias eram consideradas um negócio muito atrativo e os concessionários viviam basicamente da venda de passagens. “Temos que colocar na cabeça dos empresários do setor que é preciso agregar outros serviços, como lancherias e restaurantes”, explicou.
O diretor de transportes rodoviários do Daer explicou que das 300 rodoviárias do Estado, 96 já possuem contratos novos. O restante são termos de autorização concedidos pelo departamento. A proposta, segundo Hagemann, é que nos editais de licitação conste que cidades de pequeno ou médio porte tenham box e pontos de parada e que os empresários interessados em comercializar passagens se habilitem através da licitação montem uma agência, semelhante a uma lotérica, na sua cidade para a venda dos bilhetes. “Com a proposta, teremos condições de cobrir todas as regiões do território gaúcho com rodoviárias”, comentou.
Os editais de licitação das rodoviárias já estão na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) para avaliação dos técnicos. Também estão previstas audiências públicas ao longo de 2017 para apresentação do Plano Diretor para o Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal Rodoviário do Rio Grande do Sul nos municípios.
A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) tem um serviço de ouvidoria móvel que vai até as mais de 300 ações rodoviárias do Estado para verificar a prestação do serviço. O diretor de qualidade da Agergs, Flávio Pereira, disse que na inspeção são verificados os horários de saída dos ônibus, os canais para recebimento de reclamações dos usuários, a rotina de limpeza e higiene dos terminais rodoviários e se a cobrança do seguro no momento da compra do bilhete está bem clara para o passageiro. “Com o nosso trabalho, estamos tirando os concessionários da zona de conforto”, comentou.
Pereira explicou, a partir da fiscalização, constatou-se que boa parte das rodoviárias do Estado não possui plano de acessibilidade, ou seja, banheiros adaptados e piso tátil para pessoas com deficiência. “Os fiscais realizam relatório com as demandas e a concessionária que administra o terminal rodoviário têm 15 dias para se manifestar sobre quando serão realizados os investimentos na estrutura com relação a acessibilidade.”
Com a chegada do verão, a ouvidoria móvel da agência intensificará o trabalho de fiscalização nas rodoviárias do Litoral gaúcho. Já na Estação Rodoviária de Porto Alegre, Pereira explica que os serviços serão inspecionados no primeiro semestre de 2017. “Claro que estamos sempre atentos às reclamações dos usuários sobre o serviço”. A Agergs tem uma ouvidoria que atende pelo 0800 979 0066.